Sobre a Clínica Genesis

Experiência, pioneirismo e resultados

Localizado em Passo Fundo (RS), nosso Centro possui estrutura para oferecer elevado padrão de qualidade e resolubilidade. Colocamos a disposição de nossos pacientes e colegas médicos, avançado centro de diagnóstico e tratamento em infertilidade.

Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, e equipamentos de última geração, oferecendo tecnologia de ponta em Medicina Reprodutiva.

Na busca incessante pelo aprimoramento, dispomos de um dos mais modernos laboratórios de reprodução assistida do país, com centro cirúrgico, laboratório de Andrologia, laboratório de Fertilização In Vitro (classificado como sala limpa - classe 100) e todos os equipamentos necessários ao ideal desempenho e andamento dos tratamentos de Reprodução Assistida, todos reunidos no mesmo local.

Especialistas

Dr. Alcides C. Tarasconi

Dr. Alcides C. Tarasconi

Diretor Clínico
  • Médico formado pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS)
  • Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade do Rio de Janeiro (RJ)
  • Aperfeiçoamento em Reprodução Humana no Instituto Dexeus, Barcelona, Espanha
  • Aperfeiçoamento em Reprodução Humana no Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), Valencia, Espanha
  • Aperfeiçoamento em Reprodução Humana no Instituto Fecunditas, Buenos Aires, Argentina
  • Professor de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS)
  • Chefe do Ambulatório de Infertilidade da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)
  • Fundador da Genesis Centro de Reprodução Humana
Dr. Bruno Ventura Tarasconi

Dr. Bruno Ventura Tarasconi

Diretor Científico
  • Médico formado pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS)
  • Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM)
  • Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) pela Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)
  • Residência Médica em Reprodução Humana pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM)
  • Mestre Profissional em Ginecologia (Tecnologias e Atenção à Saúde) pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM)
  • Bacharel em Endoscopia Ginecológica (Laparoscopia e Histeroscopia) pela Sociedade Européia de Endoscopia Ginecológica (ESGE)
  • Diploma de Endoscopia Ginecológica (Laparoscopia e Histeroscopia) pelo Centro Internacional de Cirurgia Endoscópica (CICE), Clermont-Ferrand, França
  • Fellowship em Medicina Reprodutiva no Hôpital Antoine-Béclère - Université Paris Sud XI, Clamart, França
  • Doutorando do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior / CAPES pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) e pela Université Paris Sud XI, França

Nossa história

Genesis foi o centro médico pioneiro, no interior do Rio Grande do Sul, no manejo de problemas de infertilidade conjugal.

Graças a constante busca pelo aprimoramento e conhecimento, sempre fomos desbravadores, em nossa região, em todos os tipos de tratamentos em Reprodução Humana.

Deslize para ver mais

  1. 1985

    Desde 1985, o Dr. Alcides Tarasconi exerce o cargo de professor da disciplina de Ginecologia de Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, até os dias de hoje.

  2. 1986

    Em 1986, o Dr. Alcides iniciou atividades direcionadas ao campo da Reprodução Humana. Inicialmente, realizavam-se somente tratamentos medicamentosos e cirúrgicos para os casais inférteis. O desenvolvimento acelerado da área tornou evidente a necessidade de aperfeiçoamentos, sendo o primeiro realizado em Barcelona – Espanha, em 1989, no Instituto Dexeus, um dos maiores centros de referência em Reprodução Humana da Europa.

  3. 1989

    Em seguida, no ano de 1989, iniciaram-se em Passo Fundo os primeiros procedimentos de Reprodução Assistida de baixa complexidade. No início, tais procedimentos necessitavam de materiais e meios de cultivo importados que careciam de acessibilidade, dificultando sobremaneira o amplo emprego dos tratamentos na época.

  4. 1993

    A continuação do trabalho determinou, em 1993, o nascimento das primeiras crianças geradas por Inseminação Artificial Intrauterina no interior do estado do Rio Grande do Sul.

    A demanda por tecnologias e conhecimentos aumentava e, neste mesmo ano, iniciou-se o estudo da possibilidade de realização de procedimentos de Fertilização “In Vitro” na Genesis. Para tanto, realizou-se novo aperfeiçoamento, em Buenos Aires – Argentina. Sucederam-se assim, as primeiras tentativas de criação de um laboratório de manipulação de gametas (espermatozoides e óvulos). Dificuldades apareceram durante o desenvolvimento do laboratório de FIV, dada a complexidade e detalhamento necessários para o bom andamento e sucesso dos tratamentos.

  5. 1995

    Novo aperfeiçoamento em 1995, novamente no Instituto Dexeus – Barcelona – Espanha, deu início a reestruturação do laboratório de Fertilização “In Vitro”.

  6. 1996

    Em 1996, a equipe incorporou a bióloga, Dra. Edilene Ventura, com formação em Reprodução Assistida em um dos mais conceituados serviços de Reprodução Humana dos EUA, University of Alabama at Birmingham – UAB. Com o somatório de conhecimentos e aquisição de pessoal capacitado e tecnologia de ponta, iniciaram-se, com sucesso, os primeiros ciclos de Fertilização “In Vitro”.

  7. 1998

    Tais esforços culminaram com o nascimento de três meninos saudáveis, os primeiros bebês de proveta concebidos no interior do RS por “Fertilização In Vitro”, em 1998, oriundos de gestação trigemelar.

  8. 1999

    Em 1999, após novo aperfeiçoamento em Valência – Espanha, no Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), realizamos treinamento em uma técnica recém desenvolvida, a ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides). Tal técnica permitiria a introdução de um único espermatozoide no interior do óvulo, possibilitando o tratamento de casos de infertilidade masculina anteriormente insolúveis. Prontamente, após aquisição dos equipamentos adequados, tal técnica foi introduzida na Genesis, juntamente com técnicas de congelamento de embriões.

  9. 2000

    No ano de 2000, houve o nascimento da primeira criança gerada por ICSI no interior do RS, em nosso centro.

  10. 2001

    No ano de 2001, nasceram as primeiras crianças geradas por procedimentos de congelamento/descongelamento de embriões. Neste mesmo ano, nosso centro foi aceito como membro acreditado da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida, o que nos conferiu certificação de qualidade de atendimento assim como de resultados.

  11. 2002

    Em 2002, iniciamos o programa de doação de óvulos, sendo neste mesmo ano, geradas as primeiras crianças por esta técnica no interior do RS.

  12. 2008

    A partir de 2008, desenvolveu-se uma variante técnica da ICSI, denominada SUPER-ICSI ou IMSI (Injeção de Espermatozoides Morfologicamente Selecionados), o que permitiu maior precisão na escolha dos espermatozoides a serem utilizados no tratamento. A Genesis, Centro de Reprodução Humana, foi a pioneira de toda a região Sul do Brasil na aquisição e desenvolvimento da técnica de Super-ICSI / IMSI.

  13. 2010

    Em 2010, coroamos mais um ciclo com a concretização do novo Centro de Reprodução Humana, inteiramente projetado para procedimentos de Reprodução Assistida, seguindo as novas normas de funcionamento e exigências estruturais para clínicas de Reprodução Humana, estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

  14. 2014

    O desenvolvimento constante, principalmente no que tange a genética humana, criou a possibilidade do estudo genético dos embriões antes de serem transferidos para a cavidade uterina, o Diagnóstico Genético Pré-Implantacional (Preimplantation Genetic Diagnosis – PGD). Em 2014, a Genesis comemorou o nascimento do seu primeiro bebê gerado por Fertilização “In Vitro” com Diagnóstico Genético Pré-Implantacional.

  15. 2016

    A partir de 2016, integrou a equipe o Dr. Bruno Ventura Tarasconi, com extensa formação na área de Reprodução Humana e Assistida, tendo desenvolvido suas atividades científicas e teórico-práticas na Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM) e no Hôpital Antoine-Béclère, Université Paris-Sud XI, o serviço mais tradicional de Reprodução Assistida da França e responsável pelo primeiro nascimento de Fertilização “In Vitro” da França.

  16. 2018

    Ao completar 20 anos de desenvolvimento técnico-científico desde o primeiro nascimento de Fertilização “In Vitro”, ultrapassamos a marca do milésimo nascimento fruto de tal técnica.

  17. 2019

    Desde o início de nossa existência, o pioneirismo e o investimento, tanto em pessoal quanto em conhecimento, foram sempre a nossa mola mestra. Como fruto dos tratamentos, cada vez mais efetivos, foram gerados em nosso centro, centenas de bebês, fato que vem nos impulsionando na constante busca de aprimoramento.

Se preferir, navegue pelas setas do teclado.

Experiência

Desde nossa fundação, investimos continuamente em formação pessoal e técnica, assim como na aquisição dos mais sofisticados e inovadores equipamentos, visando o andamento ideal dos procedimentos de Reprodução Assistida.

Dispomos de grande experiência em todas as esferas de tratamento em Reprodução Humana. Dessa forma, oferecemos procedimentos de elevado padrão, em condições otimizadas para a concretização do projeto familiar dos nossos pacientes.

Certificação de Qualidade

A partir de 1999, a Genesis é filiada à Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida, entidade de maior destaque na América Latina no campo da Reprodução Humana.

Em 2001, foi conferido o certificado de acreditação por tal instituição, corroborando a presença de infra-estrutura e qualificação compatível com desenvolvimento ideal dos tratamentos de Reprodução Assistida.

A nível nacional, cumprimos todos os pré-requisitos institucionais para o devido desempenho dos tratamentos de Reprodução Assistida, conforme julgamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a qual nos confere sua autorização de funcionamento sem restrições.

A nível internacional, desde 2017 a Genesis participa como centro colaborador do “The Oncofertility Consortium”, iniciativa criada pela universidade americana “Northwestern University” para otimizar a assistência a pacientes vítimas de câncer, submetidos a tratamentos que podem comprometer sua fertilidade futura (radioterapia, quimioterapia).